DIGITALIZAÇÃO: ATUALMENTE ESSE PODE SER O PASSO MAIS IMPORTANTE NA CARREIRA DE UM PSICÓLOGO

 

Se você é psicóloga ou psicólogo com certeza esse papo te interessa, pois nesse artigo falo sobre a otimização da prestação de serviço clínico através da digitalização. Vem comigo.

A digitalização de rituais cotidianos não é um fenômeno de agora. Os bancos eletrônicos, telefones celulares, a internet, o computador doméstico e o smartphone, são tecnologias que vem registrando e melhorando nosso dia a dia há décadas.

Em grandes cidades, o trânsito e problemas de mobilidade há tempos já são minimizados com mediação digital. Atualmente, toda a nossa comunicação sofre influência e é facilitada pelo mundo digital criado por sites, softwares e APPs. Todos sabemos e vivemos essa transformação digital há anos. Compra na internet, e-commerce, e-books, palestras, cursos, formação EAD, treinamentos, capacitações, simuladores, tudo online há anos.

Atualmente quem consegue imaginar a vida sem computador, smartphone e internet?

A maioria das profissões também tem acompanhado esse ritmo de digitalização e obtendo ajuda de softwares para mediarem sua prestação de serviço com mais assertividade e economia. Engenharia, Arquitetura, Contabilidade, Medicina, Advocacia, estão entre profissões que cada vez mais se utilizam de sistemas e aplicativos para otimizar o trabalho. Esse movimento parece ter chegado para a Psicologia também.

Com a pandemia provocada pelo COVID-19, muitos psicólogos precisaram reduzir seus atendimentos presenciais e passaram a avaliar a possibilidade de se adaptarem à modalidade online. O atendimento psicológico online se tornou uma prática regulamentada através da Resolução n° 11/2012 mas, no início, caminhou de forma tímida: poucos profissionais aderiram a esta modalidade de atendimento, uma parte dos profissionais e pacientes ainda possuíam restrições e desconfiança dessa prática.

Em 2018, o CFP lançou uma atualização da Resolução (Resolução n° 11/2018) que normatiza o atendimento online, com a atualização e com a necessidade de tempo cada vez mais escassa, a modalidade de atendimento começou a se popularizar e ganhou espaço no gosto dos profissionais e dos nossos pacientes. Atualmente, com a pandemia e a necessidade latente de levar as práticas da Psicologia para toda a população, ficou difícil não aderir ao atendimento online. Mas, mais que isso, estar online faz parte do comportamento do “homus tecnologicus”.

E se você já estudou algo sobre cibercultura, sociologia ou comportamento do consumidor moderno e digitalização vai concordar que nós, psicólogos, precisamos nos posicionar e inovar assim como Freud, Jung, James, Wundt, Skinner e outros grandes mestres fizeram ao escrever livros, ensaios, cartas e ministraram palestras. Precisamos sempre estudar o comportamento humano na tecnologia e nos meios de comunicação para saber como nos posicionarmos.

Estudar as tecnologias atuais e entender como utilizá-las, talvez, sempre tenha sido o grande diferencial entre profissionais.


AS ESTATÍSTICAS SOBRE
ANSIEDADE E DEPRESSÃO
NO BRASIL SÃO ALARMANTES

 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está na primeira posição em prevalência de ansiedade, com mais de 18 milhões de pessoas sofrendo com esse problema.

Em estudos realizados pela Associação Brasileira de Psiquiatria, percebeu-se um aumento de até 25% nos atendimentos psiquiátricos e de 82,9% no agravamento dos sintomas desde o início da pandemia.

Em fevereiro de 2021 a Universidade Estatual de Oshio (EUA) realizou uma pesquisa global sobre os índices de ansiedade e depressão, foram 13 mil entrevistadas no mundo todo, e novamente o Brasil liderou os índices de Ansiedade e Depressão quando comparado à outras nações. No caso do Brasil, dos participantes da pesquisa, cerca de 63% dos entrevistados relataram sintomas de ansiedade e 59% relataram sintomas de depressão.

O convívio prolongado com a pandemia no país, as medidas restritivas, lockdowns e distanciamento social, a impossibilidade de reuniões, churrascos, baladas, demonstram potencial para debilitar a saúde mental do brasileiro.

Brasileiros precisam de terapia,
brasileiros precisam de psicólogos.

MAS COMO
PODEMOS SE POSICIONAR
FRENTE A TODA ESSA DEMANDA?

 

Será que é hora de nós psicólogos fazermos disruptura? Inovar para ajudar e ter utilidade? Enfrentar a neofobia pois a digitalização, não se trata mais de uma moda criticável – e acredito que nunca tenha sido – , mas sim de uma ferramenta que pode ajudar muitas pessoas. Acessibilidade e mobilidade são necessidades do ser humano tão velha quanto nossa espécie. E, em tempos de pandemia, nem sem discute.

Olhando para essa demanda crescente do atendimento prestado através de tecnologia da informação e da comunicação durante o período do COVID-19, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou nova Resolução (Resolução n°004/2020) que regulamenta a prestação desse serviço durante o período de pandemia do COVID-19.

Além do amparo “legal” que o CFP nos oferece, na prática da modalidade online, também temos vasta literatura comprovando que não há prejuízo com relação ao estabelecimento do vínculo terapêutico e aos resultados da terapia. Em 2020, com o inicio da pandemia em nosso país, muitos CRP’s (Conselho Regional de Psicologia) orientaram que os psicólogos dessem preferência à modalidade online.

Olhando para o contexto e aplicação da terapia online, a Resolução n° 11/2018 orienta:

  • Está autorizada a prestação dos serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos da informação e comunicação, desde que não firam as disposições do Código de Ética Profissional da psicologia.
  • Está liberada a consulta e/ou atendimento psicológico, sendo estes o conjunto sistemático de procedimentos, por meio da utilização de métodos e técnicas psicológicas do qual se presta um serviço nas diferentes áreas de atuação da Psicologia com vistas à avaliação, orientação e/ou intervenção em processos, individuais e grupais.
  • Em quaisquer desses serviços, o profissional está obrigado a especificar quais são os recursos tecnológicos utilizados para garantir o SIGILO das informações e esclarecer isso ao seu cliente.
  • A prestação de serviço psicológico referente a Resolução nº 11/2018 está condicionada à realização de um cadastro prévio junto ao Conselho Regional de Psicologia e sua autorização.

Todavia, estar online não é tão simples, pois improvisar como dá é coisa para fases iniciais ou tempos difíceis como esses de pandemia. O tempo vai passando e percebemos que precisamos ter uma estrutura digital mais apropriada do que atender “por aplicativos comuns mesmo.”

É um preciso uma tecnologia que caracterize a sensação de ir até a clínica, de setting terapêutico.
E é preciso que as tecnologias estejam organizadas e linkadas gerando uma experiência moderna de aplicativo para pacientes e servindo como ferramenta de apoio e organização para psicólogos.

terapia-de-bolso-consultorio-online-psicologia

 

TERAPIA DE BOLSO
UMA CAIXA DE FERRAMENTAS CLÍNICAS
PARA VOCÊ SE DIGITALIZAR

 

Você já somou quantos processo administrativos de secretariado temos que fazer manualmente? E que nos fazem sentir como professores preenchendo diários à mão, com tudo podendo ser resolvido com um tablet e um sistema?

O Terapia de Bolso, para minha descoberta pessoal,
foi como descobrir uma “manha” que não é ensinado nas faculdades.
Gostei tanto que vim fazer parte da equipe e logo acabei me tornando sócia, mas não fiz isso sem pensar.
É que, para mim, o psicólogo deve contar com diversas ferramentas além de testes, formulários e um consultório digital é uma delas.
E o Terapia de Bolso é pioneiro nisso.
Estamos aqui preparando tudo para melhorar sua experiência clínica economizando horas do seu dia e até o tempo do seu paciente.

Por isso, te pergunto: você já conta com alguma tecnologia clínica que te possibilite ofertar os serviços psicológicos online? Agenda online 24h seja para o presencial ou para atendimentos por meio tecnológico de comunicação a distância, respeitando todas as orientações previstas na resolução n°11/2018 e no código de ética profissional? Você improvisa em ferramentas online perdendo o fluxo que poderia ter co algo desenvolvido especificamente para esse fim?

O Terapia de Bolso é uma plataforma de gerenciamento de atividades clínicas, sejam elas online ou presenciais, que atende todas as orientações da prática profissional do psicólogo, além de ter outras vantagens que agregam valor e facilitam o dia a dia profissional. Confira alguns benefícios:

  • Opção de teleatendimento por videoconsulta,
  • Sistema de reserva com agenda online 24h por dia, 7 dias por semana,
  • Sistema de agenda eletrônica integrada,
  • 3 formas de pagamento online: PayPal, boleto e cartão, além de bonificação (liberar o atendimento pela plataforma,
  • Prontuário online integrado e seguro com dupla senha e criptografia,
  • Ficha de pacientes automatizada que atualiza a cada sessão,
  • Sistema de documentos clínicos integrados,
  • Sistema de controle financeiro,
  • Ferramentas de divulgação e negociação para você poder se divulgar e aceitar clientes de outras cidades, estados e até países.

Para entender melhor conheça meu perfil no sistema e, se desejar uma consultoria sobre digitalização clínica com precinho de consulta, reserve um horário comigo e falaremos por um sistema de vídeo seguro e integrado ao sistema.

Clique aqui para conhecer meu consultório online e reserve um horário para tirar suas dúvidas sobre digitalização clínica.

Assim, você terá vivido uma experiência real e prática de como o Terapia de Bolso pode ajudar você, seus clientes atuais e brasileiros ao redor do mundo 😉

Leia também o artigo 4 dicas para inovar na sua clínica de Psicologia em tempos de pandemia.

Facebook Comments Box

Sou Psicóloga, Analista Comportamental e Coach, mãe, apaixonada pelo desenvolvimento humano. Formada há mais de 15 anos, desde então, atuando com gestão de pessoas, clínica terapêutica e coaching, em processos de autoconhecimento, desenvolvimento comportamental, empreendedorismo, transição de carreira, ansiedade, entre outros. (CRP 14/028943).

Comments are closed.