4 EIXOS PARA PSICÓLOGOS PENSAREM A CLÍNICA ONLINE

clinica-psicologica-online-conheca-o-terapia-de-bolso

 

A clínica online é uma realidade atual. À cada dia mais e mais psicólogos e psicólogas realizam atendimentos remotos mediados por tecnologias de vídeo e internet. À princípio devido a problemas de mobilidade e acessibilidade, como em casos de trânsito em grandes centros ou inexistência de profissionais especialistas em pequenas cidades; E atualmente devido ao isolamento social, quarentenas e lockdowns causados pela pandemia covid-19-sars.

Mas conforme a prática cresce tem surgido reflexões sobre quais tecnologias seriam adequadas para prestação de serviços psicoterápicos e psicológicos online.

São algumas das primeiras perguntas que surgem ao se refletir sobre a prática clínica online:

  • Basta fazer contato remoto com o paciente ou é preciso pensar um setting terapêutico?
  • Que cuidados básicos se deve tomar para evitar constrangimentos e vazamento de dados?
  • Existem tecnologias específicas para esse fim clínico psicológico?
  • Como fica o marketing no mundo da clínica online?

Nos propomos a responder essas perguntas nesse artigo, portanto, se você é psicólogo ou psicóloga e está digitalizando sua clínica vem junto comigo nessa leitura onde compartilharei pontos-chaves de quase sete anos de experiência desde a ideação da plataforma de atendimento psicológico Terapia de Bolso.

4 EIXOS
PARA PENSAR SUA CLÍNICA ONLINE

 

psicologo-3-eixos-para-pensar-sua-clinica-online-

Desde que o Terapia de Bolso era um projeto em no início de 2014, me deparei com o desafio de fazer a plataforma com o maior alinhamento com tecnologias éticas e sigilosas que pudessem ser integradas ao fluxo do processo clínico, facilitando a jornada do cliente e do psicólogo. Foi e tem sido uma jornada intensa e contínua com vários pontos de chegada e partida.

Um dos primeiros desafios foi entender os limites e possibilidades éticas para a divulgação do trabalho do psicólogo. Se de um lado estamos na era da informação e da produção de conteúdo digital; por outro a profissão psicólogo nos impede de várias maneiras de fazermos anúncios apelativos, precificar, fazer promessas taxativas, prometer curas, mesmo que se use um método confiável.

Mas devemos sim passar informações de utilidade pública sobre saúde mental, ainda mais em tempos de pandemia. E podemos fazer isso tendo certeza que as informações ajudarão alguém que poderá se tornar fã ou seguidor da sua atividade profissional.

Segue aqui uma reflexão sobre quatro dos eixos mais significativos que sempre pensamos e repensamos a cada nova melhoria no sistema clínico:

1
TECNOLOGIAS ADEQUADAS PARA CLÍNICA ONLINE

 

Uma das primeiras coisas que descobrimos no final de 2013 foi que para se prestar atendimento remoto Skype não seria a solução adequada, apesar de ser a mais fácil. Encontrei um artigo da American Psychological Association sobre a prática da telepsicologia nos EUA.

Nele fiquei sabendo que existem regras de segurança para a prática de telemedicina em países com essa prática desenvolvida, como a HIPAA no Estados Unidos. Que se trata de uma lei regulamentadora federal do país e que serve como referência para muitos outros sistema médicos online pelo mundo. O Brasil ainda não possui uma lei federal sobre a telemedicina.

O Zoom é um dos aplicativos de uso não específico muito utilizados por psicólogos e teve vários episódios de vazamento a ponto de órgãos como a Anvisa proibirem seu uso internamente. Basta dar um Google sobre vazamentos do Zoom e outros aplicativos para refletir se, apesar de ser um ótimo aplicativo de uso comum, será adequado para temas sigilosos como a psicoterapia.

Não é tecnicamente errado começar sua prática clínica online com esses aplicativos, pois no Brasil não se proíbe, mas é sim complicado confiar sua prestação de serviço neles por muito tempo, pois não são tão profissionais quanto sistemas desenvolvidos exclusivamente para a prática clínica e seu cliente perceberá isso facilmente ao dar um Google.

2
FLUXUOGRAMA
DOS PROCESSOS CLÍNICOS ONLINE

 

No fluxuograma dos processos administrativos: cadastro de paciente, agenda, reservas, recebimentos, relatórios, prontuário… se pode improvisar com várias tecnologias aqui e ali e no final não otimizar nosso valioso tempo que devia ser gasto mais com a prática clínica do que com processos administrativos.

Mas na nossa prática temos percebido que muitos psicólogos passam ou voltam a fazer o trabalho de secretariado ao começarem a atender online. Fazem a reserva, re-agendamento, cancelamento, recebem faturas, criam fichas de pacientes e prontuários manualmente mesmo usando documentos online.

Aqui vai uma dica clara:
Calcule quanto tempo você gasta nesses processos que poderia
estar investindo em leituras de casos, capacitação e até lazer.

Existem soluções muito acessíveis e completas e o Terapia de Bolso é uma delas.

3
CUIDADOS COM DADOS
E SETTING TERAPÊUTICO

 

Outro ponto é o vazamento de dados parcial ou completamente. O caso de aplicativos que fazem busca de palavras-chave nas conversas para oferecer propaganda é um problema inicial; outro problema que também ocorre ao se utilizar aplicativos feitos para fins gerais e não especificamente clínicos é que eles sempre acabam, sendo acessados por outras pessoas dos círculos próximos. Quem nunca pediu para verem um contato na agenda, Skype WhatsApp por ter esquecido o telefone em casa ou no escritório, por exemplo.

O setting terapêutico é outro ponto e não falo apenas do local onde você e o paciente estarão para iniciar o videoatendimento, mas também da própria estrutura tecnológica que levou vocês até lá. Não é porque seu paciente vai ser atendido online que deve ser de qualquer jeito, improvisado demais. O online pode ter os mesmo resultados que o presencial, desde que você tenha os mesmos cuidados e preparação que a clínica tradicional.

Quando existe um processo pensado, organizado e direcionado,
o paciente tem a sensação de realmente estar indo até a clínica
e não de “apenas fazer uma videochamada com seu psicólogo.”

Em todo processo terapêutico conta muito o acesso, os quadros e adornos da sala de espera, os móveis e disposição da sala de atendimento, a forma como é realizado o pagamento, o tempo que leva para efetivamente conseguir agendar, entre outros. Tudo isso vai fazendo o paciente entender a abordagem do psicólogo ou psicóloga. E no online não é nada diferente.

Ter um site profissional com seu nome é como o paciente ter acesso a fachada de frente da sua clínica, por exemplo. As cores, imagens, informações e serviços que você conseguir disponibilizar nele serão o cenário clínico que ajudará seu paciente a se conectar com você. Entender aspectos da sua abordagem.

No caso do Terapia de Bolso, o fluxo do cadastro, a agenda, pagamento e a forma como o sistema de videosala abre toda conectada o restante do processo leva o paciente também a essa sensação de corredor clínico e entrada na sala.

4
MARKETING ONLINE

Atualmente profissionais da saúde tem aprendido que um sentimento de identificação, rapport, pode ser gerado desde antes das primeiras sessões.
Se na época de Freud e Pavlov isso era possível através de livros, atualmente as mídias sociais permitem que diversos de mídia sejam veiculados.
Artigos, livros digitais conhecidos como e-books, vídeos, palestras e as atuais lives.

É possível estar presente nas mídias sociais e culturar o público sobre as vantagens e ganhos de se consultar um profissional de Psicologia sem ser apelativo, fazer promessas de curandeiro ou ser antiético, basta ser criativo e prestativo.

E se junto a mídias congruentes com sua prestação de serviço você também tiver uma tecnologia que ajude no atendimento e outros processos suas chances de dar certo aumentam. No Terapia de Bolso você também tem acesso a funcionalidades estratégicas que te ajudam a se divulgar e fechar parcerias, basta ser planejado, criativo e proativo.

 

terapia-de-bolso-sua-clinica-de-psicologia-online-

CONHEÇA A PLATAFORMA TERAPIA DE BOLSO

 

Se você é psicólogo ou psicóloga e ainda não tinha parado para pensar mais profundamente no processo da sua clínica online, te convidamos a conhecer o Terapia de Bolso.

Não somos apenas uma sala de videoconferência
e sim uma ferramenta clínica completa
para profissionais de psicologia.

Desde o cadastro de paciente, gerando sua ficha automaticamente, sistema de agenda, reserva e pagamento 24h por dia 7 dias por semana, liberação, re-agendamento, cancelamento, envio de emails automáticos orientativos em cada parte do processo, abertura de videosala integrada no processo; sistema de prontuário digital, relatórios clínicos, financeiros e funcionalidades pensadas para você se divulgar e fechar parcerias profisionais integradas.

Estamos no ar desde 2015 com selo do Conselho Federal de Psicologia. Clique aqui e chame no WhatsApp para saber mais.

Leia também o artigo 4 dicas para inovar sua clínica de Psicologia em tempos de pandemia.

Facebook Comments Box

Comments are closed.