A prestação de serviço em clínica de psicologia vem sofrendo um impacto direto devido a pandemia do novo coronavírus.
Basicamente o Brasil inteiro está sob condições de distanciamento social estratégico, alguns casos de lockdown e previsão de outros. O Conselho Federal de Psicologia recomenda a psicólogos que atendam presencialmente somente casos graves e o próprio órgão está funcionando homeoffice.
De uma hora para outra os clientes pararam de ir até clínicas e as próprias clínicas só abrem para casos especiais. A economia esfriou e muitas pessoas já não pensam a terapia como gasto essencial.
Se você é psicólogo ou psicóloga clínica provavelmente está tratando esse tema em terapia, com seu supervisor ou mesmo repensando seu modelo de prestação de serviço.
O Terapia de Bolso é uma plataforma que trabalha com tecnologias de atendimento online desde 2015, com selo do CFP desde então, e devido a isso está alinhada e adequada a prestação de serviços de psicologia e psicoterapia online.
Mas agora, em plena pandemia, não é novidade alguma dizer que grande parte da solução para serviços de Psicologia está online.
O QUE DIZEM OS ÓRGÃO REGULADORES
E AUTORIDADES DA SAÚDE?
A OMS não apenas recomenda a telemedicina como considera que “é fundamental para alcançarmos a cobertura universal de saúde”, nas palavras do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
“Em última análise,
as tecnologias digitais não são um fim em si mesmas;
são ferramentas vitais para promover a saúde,
manter o mundo seguro e servir aos vulneráveis.”Tedros Adhanom Ghebreyesus
AAPA – AmericanPsychologicalAssociation, instituição reguladora e fiscalizadora da profissão nos Estados Unidos, recomenda o psicólogo orientar seus pacientes sobre como usar a telepsicologia para casos de urgência ou quarentena para que os atendimentos não sejam interrompidos durante a pandemia.
No Brasil o Conselho Federal de Psicologia tem orientado que se evite a circulação e proliferação do vírus e que se utilize o atendimento em todos os casos possíveis, inclusive agiu positivamente junto a ANS, Agência Nacional de Saúde para pedir apoio para que planos de saúde reconhecessem o atendimento online nesse período.
A telemedicina vem revolucionando a medicina ao redor do mundo, ajudado na mobilidade urbana e acessibilidade e, a telepsicologia vem acompanhando esse movimento de perto, no Brasil temos resolução desde 2005, apesar de não ser conhecimento popular.
4 DICAS
PARA INOVAR A CLÍNICA DE PSICOLOGIA
EM TEMPOS DE PANDEMIA
O que a realidade de nossos dias de quarentena e isolamento social estratégico tem mostrado é que, independente de qualquer coisa, é preciso encontrar formas criativas e pessoais de se adaptar ao “novo mercado” e às novas formas de prestação de serviço.
Não precisamos ser Freud, Jung, Rogers ou Skinner para inovar nossa prática e meios de prestação de serviço. Então como plataforma que está há mais de seis no ar conectando pessoas e psicólogos através de videoconsulta, selecionamos algumas dicas que achamos essenciais para você se adaptar a esse momento.
1
BUSQUE TECNOLOGIAS QUE POSSAM TORNAR
SUA CLÍNICA ONLINE POSSÍVEL E ADEQUADA
#Ficaemcasa é a hashtag do momento e isso o homeoffice surge como uma solução. Descubra ou aperfeiçoe o atendimento online.
Atender online é digitalizar processos administrativos e psicoterápicos da clínica presencial. E isso tem muitos pontos positivos, mas é preciso ter cuidado na forma como torna esses processos online para que além de comprometer a segurança você não torne o processo trabalhoso e cansativo para você e para seu cliente/paciente.
Faça uma lista de tecnologias que podem te ajudar no processo: email, gateway de pagamento online, agenda eletrônica, aplicativos de vídeos, planilhas ou busque por tecnologias integradas para faciltiar.
2
REPENSE SUAS MÍDIAS DIGITAIS
E OU CRIE NOVAS
Mais que nunca é hora de entender uma coisa básica: a era do cartão de visitas já passou. Você precisa estar presente de alguma forma nas mídias sociais para mostrar seu serviço.
E mesmo que você tenha um perfil profissional mais discreto é possível ter uma mídia social focada na divulgação do seu trabalho. Para você que é menos ligado em vídeo existe a opção de artigos para blog, por exemplo.
Nessa hora contratar um consultor em mídias digitais pode ser muito interessante e lembre-se que muitas vezes é possível encontrar alguma forma de parceria ou permuta que ajude a pagar parte do processo.
3
OFEREÇA SUA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
POR VIDEOCONSULTA
Psicólogos e psicólogas de grandes cidades já costumam oferecer atendimento remoto como estratégia de enfrentamento para problemas de mobilidade. Estudos científicos no mundo em nossa população já comprovam a eficácia e a existência de vínculo terapêutico.
E a pandemia nos faz entender que se trata definitivamente de uma necessidade. Então, supere suas crenças e limites e inove na sua prestação de serviço.
Das várias formas de atendimento remoto, incluindo email e troca de textos, a que achamos mais interessante é o videoatendimento, pois permite ver melhora as expressões faciais, tom de voz, trejeitos e até tics.
4
BUSQUE INOVAÇÃO
ELA É OBRIGATÓRIA NO MOMENTO
Situações inesperadas requerem soluções adequadas. Inovar nesse momento de pandemia é obrigatório. Busque canais informação sobre inovação. Se dedique a brainstorms e comece a colocar ideias no papel e logo implementar. É hora de aplicar sua psicologia em você e se transformar.
Trate em terapia e com seu supervisor as emoções que esse período lhe causam e se possível busque uma consultoria em formas de tornar seu trabalho online.
VENHA PARA O TERAPIA DE BOLSO
Desde 2015 estamos testando e aperfeiçoando o sistema clínico de modo que atualmente você terá acesso a um sistema robusto tanto para o atendimento online como para ajudar no presencial.
Conheça nossos planos e tendo dúvidas nos envie um WhatsApp.
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